Aqui em casa quando desejamos comer o Abacaxi, normalmente o fazemos assim:
- Com a casca fazemos chá.
- Com a camada entre a polpa e a casca, fazemos suco.
- E a polpa, a comemos.
Essa receita de creme de abacaxi usa exatamente a camada entre a casca e o fruto, onde ficam aqueles pontos ásperos que podem provocar aftas. É só mais uma das possibilidades de se consumir melhor a fruta! :)
Creme de Abacaxi
Sem glúten, sem açúcar, natural*

Rendimento: 3 a 4 porções
Ingredientes:
¼ xícara castanha de caju
6 castanhas do Pará
1 colher de sopa de coco ralado
1 colher de sopa de passas
2 colheres de sopa de mel
1 colher de sobremesa de essência de baunilha
¼ xícara de nozes ou 6 unidades
1/3 de ricota
Resquícios entre a casca e a polpa do abacaxi
Modo de fazer:
Com esses resquícios do abacaxi, em seu liquidificador usando de duas a três colheres de água, bata e coe, deixando somente o sumo do abacaxi. Depois retorne com o sumo para o liquidificador e acrescente a ricota (pode substituir ou acrescentar um pote de iogurte)
Pegue todas as nozes e castanhas e as esmague antes, para facilitar o trabalho do liquidificador ou do processador. Eu as coloquei em um saquinho transparente plástico, envolvi em um pano de prato e as esmaguei com auxílio de um martelo de carne. (criatividade está aí para isso! rs)
Em seguida junte as uvas passas, o coco ralado e a essência de baunilha. Reservei em um copo três colheres de sopa dessa mistura antes de incluir os demais ingredientes, para usar na composição estética.
Junte os demais ingredientes, até ficar tudo bem misturado, mas sem diluir todas as castanhas. Os divida em recipientes de vidro ou de plástico pequenos, cubra-os com papel filme e deixe na geladeira por mais de sete horas.
Dica para servir: os decore usando a mistura de castanhas e nozes reservada, acrescente um pouco de coco ralado e um pedaço de noz.
Para quem deseja aprender uma boa forma de descascar o abacaxi: