Eis aqui um exemplo! Um professor, Mike Lean, de nutrição preocupado em melhorar as ofertas de refeições prontas encontradas nos mercados, investigou a composição das pizzas e depois desenvolveu uma receita, que se tornou um produto, que já está sendo vendido na Inglaterra (somente por lá por enquanto), com o nome de "Eat Balanced" (algo com "Coma Equilibrado") que não perdeu nada em sabor, mas perdeu em gorduras, em sódio e ganhou em fibras, vitaminas e minerais. Ou seja, melhor pra nós em todos os sentidos!

Pra quem tiver mais interesse sobre o assunto, pode acessar o site: www.eatbalanced.com (somente em inglês) e exite um estudo feito aqui no Brasil sobre as refeições servidas nos self-services, tão comuns em nossas cidades, as analisando em diversos aspectos desde culturais, técnicas, até as calorias e o difícil controle das mesmas, pois normalmente a equipe desses restaurantes não seguem receitas, então a variação calórica e de nutrientes é muito inconstante. Clicando aqui se pode acessar o estudo da região sudeste, apresentado no ano de 2008, pela pesquisadora Fabiana Lopez Nalon de Queiroz.
E é importante lembrar que não se trata de deixar de comer salada para somente se comer pizza ou vice-versa, podemos comer os dois ou eleger em uma (e não em todas) refeição a preferência por um ou pelo outro.
Todos os alimentos têm sua importância e seu valor, seja porque gostamos, seja como hábito de uma cultura. O prazer de comer e de se ter equilíbrio nesse aspecto é ter a oportunidade e aproveitar para conhecer diferentes sabores, costumes, culturas, gostos, temperos, sem prejudicar seu corpo, sua saúde, sem se restringir, sem culpa. Eis por que consciência alimentar nos provê o bom senso sobre as quantidades que devemos ingerir sem termos que deixar de comer nada!